Gustavo Greco

2 anos atrás

Gustavo Greco possui no seu currículo uma vasta experiência em design gráfico. Diretor da Greco Design e vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Design, a ABEDESIGN, está à frente, hoje, do Brasil Design Award (BDA), o prêmio da Associação que em 2018 ganha novo formato e que promete ser o maior do setor no Brasil, contemplando as empresas e seus profissionais. “A abrangência é fundamental. Somos um país de dimensões continentais e diferentes maneiras de expressar o design ao longo desta extensão.”

Durante entrevista, Greco fala sobre as novidades, as expectativas e a importância da tomada de novos rumos do BDA, agendado para o dia 23 de novembro de 2018. Confira!!

 

 

#1 – Pode nos contar a história do prêmio? Por que ele nasceu, o que o levou a esse novo rumo, novo conceito?

Desde 2009 a ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design – realiza o BRASIL DESIGN AWARD (BDA), com o objetivo de reconhecer e destacar o melhor da produção do design no Brasil. Até então, todos os projetos indicados eram selecionados, sem inscrições, em função de seus desempenhos nas principais premiações nacionais e internacionais de design, em três categorias: comunicação, embalagem e produto.

 

 

#2 – Quais são as principais mudanças que os profissionais irão notar nessa nova edição?

A partir de 2018, com o intuito de se consolidar como a mais importante premiação do design nacional, o BRASIL DESIGN AWARD assume um novo formato. Pela primeira vez a premiação contará com inscrições e um corpo de jurados composto por 100 especialistas de diversas partes do Brasil. Além disso, serão 10 categorias e 78 subcategorias, dando mais voz e oportunidade ao design brasileiro.

 

 

#3 – O que a ABEDESIGN visa com essas mudanças?

A mudança fala de abrangência. O fato do prêmio estar atrelado anteriormente aos resultados de premiações internacionais restringia a participação a um grupo mais restrito. Agora, ao abrir as inscrições, qualquer pessoa pode concorrer ao troféu. Queremos uma participação nacional, com representantes de todos os cantos do país. Essa é a verdadeira essência da ABEDESIGN, uma Associação Nacional.

 

 

#4 – Pode falar um pouco mais sobre a parceria com a Printi?

Neste ano, a Printi é correalizadora da premiação, estamos trabalhando em parceria na concepção e execução do evento. A Printi se une a ABEDESIGN com o objetivo de tornar o prêmio mais abrangente, inclusivo e alcançar toda a comunidade de design do país.

 

 

#5 – São dez categorias. Qual ou quais delas vocês consideram revolucionárias, essenciais para o futuro do design? E quais já são tradicionais aos prêmios, mas que fazem muito sucesso?

Teremos categorias novas, como design de serviço e design de impacto positivo. Categoria esta que premiará projetos que geram um bem comum para a comunidade. Design gráfico e produto continuam como os clássicos do BDA. Branding, design de ambiente, design de embalagem, crafts for design, design digital e design editorial completam as dez categorias deste ano.

 

Brasil Design Award 2017

 

#6 – Quais são as expectativas, tanto de adesão dos profissionais quanto da qualidade dos trabalhos?

Esperamos que as pessoas entendam este prêmio como uma oportunidade de mostrar a qualidade dos seus trabalhos, ajudando a consolidar a imagem do design no Brasil. Para tanto, é fundamental que tenhamos um número de inscrições capaz de retratar a diversidade do nosso país. Sobre a qualidade, para se ganhar um prêmio, deve ser alta, bem alta.

 

 

#7 – Como será a seleção dos jurados?

Estamos selecionando em torno de 100 jurados de todo o Brasil. As indicações partem da Abedesign e todas as suas regionais que a compõem e de entidades parceiras. Membros da diretoria não poderão fazer parte do júri. Eu coordenarei o processo do julgamento e não poderei nem participar da competição. Tomamos esta decisão para tornar o processo seletivo transparente e isento.

 

 

#8 – Para você, qual é a importância de uma premiação como a da Brasil Design Award para um profissional/escritório de design?

Prêmios estabelecem padrões criativos, educam e aumentam a consciência das pessoas sobre a importância do bom design. Para as empresas de design, além de um estímulo para novos projetos, funcionam como uma chancela, um selo que afirma que aquele projeto passou por um júri altamente qualificado tecnicamente. Além disso, é bom poder voltar ao seu cliente e recompensá-lo pela confiança que lhe foi depositada. Sem reputação, as pessoas não sabem que você existe.

 

 

#9 – Vocês falam em alcançar toda a comunidade do design brasileiro com o prêmio. Qual é a importância de um prêmio mais abrangente, que alcança as mais variadas áreas do design?

Como disse anteriormente, temos a intenção de consolidarmos o BDA como o mais importante prêmio de design do Brasil. Para tanto, a abrangência é fundamental. Somos um país de dimensões continentais e diferentes maneiras de expressar o design ao longo desta extensão.

 

 

#10 – Vocês também irão realizar um Fórum. Como será? Já pode adiantar algo da programação, tema, assuntos abordados etc?

Esta edição contará também com exposição dos projetos vencedores, e com o Fórum BDA, que discutirá em dois dias de muito conteúdo o resultado do projeto Futuro Desejável do Design, que está sendo realizado pela ABEDESIGN.

 

As inscrições para o Brasil Design Award já estão abertas e podem ser feitas até o dia 16 de setembro pelo site.

Publicado em:

8 de agosto de 2018

Cadastre-se e receba semanalmente a nossa newsletter. A curadoria traz conteúdo de branding, design, marketing, comunicação e outros assuntos.

Post
Post
Entre em contato